terça-feira, 18 de junho de 2013

Tatuagens Old School

Tatuagens Old School
As tatuagens Old School, ou “tradicionais”, tiveram sua origem por volta da década de 1890. Porém, a popularização deste estilo de tatuagem ocorreu após o ano de 1920, em uma época que a maioria dos tatuadores foi trabalhar perto de bases navais dos Estados Unidos. Neste momento a tatuagem Old School tornou-se um símbolo de bravura e personalidade, pois quem era tatuado contava as histórias e viagens dos marinheiros.
Marinheiros e as tatuagens Old School
Após a Segunda Guerra Mundial, o estilo de tatuagem acabou ficando mais popular, principalmente por remeter à imagem de rebeldia, inclusive com a ascensão do estilo musical Rockabilly, que normalmente era representado por um jovem rebelde infrator, na maioria das vezes tatuado.
Também deve ser lembrado que, após esta década, houve um surto de hepatite e as tatuagens foram proibidas. Após este período, o estilo de tatuagem Old School teve menos “prestígio”, digamos assim.
Marinheiros e o estilo Rockabilly com as tatuagens Old School
Uma grande lenda do estilo tradicional de tatuagem é Normal Keith “Sailor Jerry” Collins (1911-1973). Este norte-americano juntou-se à Marinha por volta dos 19 anos e viajou por todo o mundo, sendo exposto à arte e inspirado por imagens do sudeste da Ásia. A sua influência é uma mistura das atitudes de um marinheiro americano com o misticismo do extremo oriente.
Sailor Jerry, a lenda das tatuagens Old School.
Ele abriu o seu primeiro estúdio de tatuagem na Chinatown de Honolulu, um lugar em que os marinheiros se reuniam para beber, fazer tatuagens e também para se divertir com mulheres das redondezas.
Veja um pouco sobre a vida de Sailor Jerry no vídeo abaixo (em inglês) e também alguns desenhos feito pela lenda.
Desenho Old School feito por Sailor Jerry
Pin-ups feitas por Sailor Jerry
Nos últimos anos o estilo de tatuagem Old School ganhou popularidade, principalmente por alguns tatuadores se especializarem neste estilo e sempre trazerem inovações e desenhos diferentes para o estilo tradicional. As séries de TV também colaboraram para o estilo voltar a ser procurado, principalmente as séries London Ink, Miami Ink, Los Angeles Ink e New York Ink.
Mas existe uma diferença entre as tatuagens Old School “antigas” e as tatuagens Old School “novas”. Uma grande diferença está na coloração, pois antigamente não existia uma grande escolha de tintas de tatuagens e a tecnologia dos equipamentos utilizados na época era inferior.
Tatuagem Old School "atual"
Antigamente, as cores de preenchimento eram sólidas, como o vermelho e verde, com uma adição de tons em azul, amarelo, marrom e roxo. Os contornos são normalmente feitos em tinta preta e em negrito, dando destaque para o desenho.
Os principais símbolos representados em tatuagens Old School ou tradicionais são:
- Rosas dos Ventos e a Estrela Náutica, indicadoras de direção.
- Âncoras, representando a resistência.
- Rosas vermelhas, que significavam ‘amor’.
- Rosas pretas significavam a morte.
- Andorinhas eram símbolos de boa sorte, pois são aves migratórias que representam a fidelidade do viajante ao lar com a promessa de retorno.
- Coração com algumas palavras, normalmente “pai”, “mãe” ou o nome de alguém.
- Flâmulas com frases e palavras sábias que contam uma história.
- Mulheres seminuas e pin-ups.

Veja algumas fotos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário