domingo, 4 de agosto de 2013

Eyeball Tattooing - Tatuagem no Branco do olho

eyeball
participante do Tattoo Week 2013, clicado por Cezar Reigada / Mundo das Tatuagens

Já viu alguém com o branco do olho tatuado? No Brasil não será fácil mesmo. Poucos foram os corajosos que fizeram o eyeball tattooing.  E “tatuagem” entre aspas, porque não passa de uma injeção de tinta de forma indefinida, porque não se pode controlar o comportamento da tinta no olho.
O primeiro experimento foi noticiado em 2007, e de lá pra cá muita coisa mudou, questionamentos e diversas pessoas querendo mudar a cor do “branco” dos olhos surgiram e alguns modificadores corporais oferecendo a mudança. No entanto, apenas cinco tatuadores em todo o mundo tatuam o branco do olho. Um deles é brasileiro, Rafael Leão Dias do Dhar Shan Body Art de Jundiaí, São Paulo, e que diz já ter tatuado treze pessoas. Rafael Leão estudou, pesquisou e se preparou para realizar o procedimento por pelo menos um ano e meio, o que deixa claro que não é tarefa para amadores ou aventureiros.



Mesmo já tendo se passado mais de cinco anos desde o surgimento da técnica, o eyeball tattooing é considerado um procedimento experimental e altamente arriscado. O vídeo abaixo dá uma ideia melhor sobre o quão experimental é o eyeball tattooing:
Essa prática começou nas penitenciárias americanas e era feita pelos próprios detentos que usavam tinta de caneta e servia para identificar gangues. Se antes era possível apenas azul, preto e vermelho, atualmente não há limites para as variações de cores.
eyeball
Apesar de usar uma tinta importada, sem chumbo, luvas confeccionadas em nitrilo para evitar irritações por contato e outros cuidados necessários, o eyeball tattooing é condenado por médicos. Entre os riscos do procedimento estão inflamações, catarata, glaucoma e até cegueira, segundo Leonardo Marculino, oftalmologista do Hospital CEMA. “Às vezes não acontece nada, mas pode dar um problema irreversível“.
Aqui tem o relato de Mosquito, que decidiu tatuar o branco do olho de preto e diz ter chorado tinta por dois dias.
tinta sendo injetada no globo ocular -- eyeball tattooing
tinta sendo injetada no globo ocular — eyeball tattooing
Importante saber que o procedimento de tatuagem da córnea — diferente do eyeball tattooing — é praticado há 2000 anos, e foi mencionado pela primeira vez na história de Claudius Galenus, um médico do século II, e mesmo que sua prática tenha “desaparecido” na obscuridade, os métodos evoluíram ao longo do tempo. A maioria dos pacientes recebe tratamento para alterar a aparência estética de seus olhos devido a doença ou acidente, outros para tratamento com fins ópticos, e a opacidades da córnea é a principal causa desse tipo de tatuagem. De acordo com o Dr. Samuel Lewis Ziegler (médico do início do século XX), indicações para este tratamento são albinismo, aniridia, entre outros problemas que deixam a visão difusa e/ou nebulosa.
Quer saber mais a respeito? Assista a essa reportagem sobre o eyeball tattooig.
*****************************************
Respondendo algumas das dúvidas mais frequentes:
O que é a tatuagem do globo ocular?
Tatuagem do globo ocular é o processo de alterar permanentemente a cor do olho. Geralmente se refere a uma injeção de tinta  na superfície do branco do olho (em vez de alterar a cor da íris, embora esta seja possível).
Tatuar o globo ocular dói?
O procedimento geralmente não é doloroso. Quem já fez acha que dói muito menos que a tatuagem normal, e considera apenas estressante e desconfortável. Dor no caso do eyeball tattooing é sinal de que o procedimento deve ser abortado.
Quais os métodos usados para tatuar o globo ocular?
Existem dois métodos mais utilizados de aplicar tinta na superfície do olho. Uma injeção com uma ou várias agulhas (semelhante ao método tradicional de tatuagem) e usando uma seringa cheia com uma solução de tinta que injeta uma “nuvem” de tinta na conjuntiva.
Quanto tempo leva para tatuar o globo ocular?
O método de injeção é um processo rápido. São necessárias apenas algumas picadas para tatuar totalmente o branco do olho. Todo o procedimento entre cuidados na preparação e a aplicação das injeções em si geralmente dura entre trinta minutos e uma hora.